Redação AI (28/07/06)- A Biosseguridade tem ganhado cada vez mais importância na avicultura, como explica o médico veterinário da Uniquímica, Clodoaldo Moretti.
Segundo ele, Biosseguridade na produção de aves, significa o desenvolvimento e implantação de um conjunto de políticas e normas operacionais rígidas que terão a função de proteger os rebanhos contra a introdução de quaisquer tipos de agentes infecciosos. “No sentido mais amplo, significa o estabelecimento de um nível de segurança de seres vivos por meio da diminuição do risco de ocorrência de enfermidades agudas e/ou crônicas em uma determinada população”, explica Moretti.
De acordo com ele, Biosseguridade tem basicamente nove componentes operacionais técnicos que funcionam como elos de uma corrente. “O sucesso do programa depende da união entre os elos, são eles: Isolamento; Controle de tráfego; Higienização, Quarentena / Medicação / Vacinação; Monitoramento / Registro e comunicação de resultados; Erradicação de doenças; Auditorias / atualização; Educação continuada e Plano de contingência.
Clodoaldo Moretti explica que os principais objetivos de uma correta aplicação de um sistema de Biosseguridade são criação de novos mercados externos ; controlar e erradicar as principais doenças da avicultura; manter sob vigilância as síndromes e doenças de notificação mensal, prevenir a introdução de doenças exóticas; estimular o aumento da produtividade e a tecnificação dos plantéis avícolas.