Redação AI (11/05/06)- Uma vacina experimental contra o vírus H5N1 da gripe aviária passou com sucesso por seu primeiro teste clínico ao demonstrar que é capaz de ativar uma resposta imunológica em seres humanos. O teste foi divulgado hoje pela revista médica The Lancet em sua edição digital.
Desenvolvida por cientistas franceses para os laboratórios farmacêuticos Sanofi Pasteur, a vacina foi elaborada a partir de uma cepa modificada do vírus, segundo a publicação britânica. O teste, dirigido pela doutora Melanie Saville, tinha o objetivo de comprovar se a vacina é segura e capaz de produzir anticorpos neutralizadores nos humanos.
Os cientistas testaram o antídoto em 300 voluntários, que receberam seis combinações da vacina em diferentes doses. Em alguns casos, também foi administrado um composto auxiliar de hidróxido de alumínio. Depois dos testes, os pesquisadores chegaram à conclusão de que um regime de duas doses de 30 microgramas da vacina foi a combinação que apresentou melhor resultado, pois produziu o maior número de anticorpos, passados 42 dias. As vacinas administradas com o composto auxiliar foram as que melhor funcionaram.