Se temos uma vacina que não gera reação, as aves terão um desenvolvimento bem melhor Campinas, SP, 4 de Abril de 2012 – A Ceva Saúde Animal, lançou no último mês a Vectormune HVT-NDV, uma nova vacina vetorizada para o combate da doença de Newcastle.
A nova vacina da Ceva tem como vetor de parte do genoma do vírus de Newcastle a Cepa vacinal do vírus de Marek HVT. Segundo o gerente técnico internacional da empresa, Luiz Sesti, a Vectormune HVT NDV promove a proteção contra a doença de Newcastle por meio do bloqueio da fusão do vírus da doença com as células do hospedeiro, reduzindo a infecção e garantindo a proteção.
Atualmente, a doença de Newcastle está controlada no Brasil e a vacinação é realizada somente em determinadas regiões, como o Nordeste e parte da região Sudeste do país. “Atualmente, somente vinte por cento do plantel brasileiro é vacinado, boa parte da região sul do país, por exemplo, não vacina frangos de corte contra a doença de Newcastle há cerca de 30 anos”, explica Sesti. A doença de Newcastle na forma velogênica está presente de forma endêmica em vários países do mundo e uma das suas conseqüências principais é o bloqueio das exportações para muitos países.
A ação da vacina
O médico veterinário Arabutan Farias que atua na área técnica de uma empresa produtora de frangos em Pernambuco, que vacina contra a doença de Newcastle regularmente, teve a oportunidade de avaliar a Vectormune HVT NDV em condições de campo “Eu testei a nova vacina da Ceva em cerca de um terço do meu rebanho e fiquei muito satisfeito com os resultados. A segurança que ela oferece é sem dúvida o melhor diferencial”, afirma.
“Essa nova vacina, pelo que já pudemos ver, veio pra ficar. Tem propósito, eficiência e segurança, e isso é importantíssimo”, avalia Silvio Ricardo Cavalcante Borges, da Paulicéia Alimentos do Nordeste. A mesma opinião compartilha Mozart Augusto Cavalcante Barros, da Coave. “Se temos uma vacina que não gera reação, as aves terão um desenvolvimento bem melhor”, completa.
Os testes com a nova vacina, no Brasil, foram coordenados pelo gerente técnico de avicultura da Ceva Brasil, Carlos Kneipp, e envolveram cerca de 10 milhões de aves. “Os resultados econômicos impactaram positivamente a receita do produtor com o frango vacinado. As aves vacinadas com a Vectormune HVT NDV, apresentaram melhor performance, provavelmente devido a ausência de reações respiratórias pós-vacinais. Além da segurança do produto, é importante ressaltar que a Vectormune HVT NDV apresenta excelentes resultados de proteção em países com desafios mais agressivos da doença de Newcastle, concluiu Kneipp. A nova vacina da Ceva já está disponível no mercado nacional.