Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vacinação contra a febre aftosa é atualizada on line em 72% do RS

Com esse sistema, as informações são muito mais confiáveis e padronizadas.

Redação (14/01/2009)- O Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), programa desenvolvido pela Procergs, está em funcionamento em 357 municípios do Estado integrando as informações sobre o rebanho gaúcho

A campanha de vacinação de bovinos e bubalinos (búfalos) contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul conta, este ano, com uma maior agilidade na apuração dos dados de imunização em relação aos anos anteriores. O Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), programa desenvolvido pela Procergs, está em funcionamento em 357 municípios do Estado – atingindo 72% dos 496 municípios gaúchos.

Conforme o médico veterinário da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), Eduardo Vergara, "com esse sistema, as informações são muito mais confiáveis e padronizadas". Vergara é responsável pela implementação do SDA nas unidades locais do Departamento de Produção Animal (DPA) e um dos idealizadores do projeto. "Nesses municípios, ocorre a entrada imediata das informações no sistema, gerenciado por Porto Alegre", diz ele.

Modernização
Com a implantação do SDA, as Inspetorias Veterinárias estão substituindo as fichas dos produtores em papel – utilizadas há mais de 40 anos no controle sanitário do Estado – por um sistema moderno e on line, pioneiro no Brasil no controle dos dados de vacinação contra a febre aftosa. "Hoje, é possível acessar um produtor rural pelo DAS, on line, e ver suas movimentações de animais, datas de vacinações, a agropecuária onde ele comprou as doses, a marca e a partida da vacina e também o estoque que ainda resta dessa vacina na agropecuária", exemplifica o responsável pela execução do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa, o médico veterinário Diego Viali dos Santos.

Avanço
Em 2008, início da implementação do sistema, 15 municípios (3% do total) informaram os dados da vacinação pelo SDA. A previsão é de que até a etapa de novembro todos os municípios do Rio Grande do Sul substituam as antigas fichas de papel pelo sistema informatizado.

Durante a campanha de vacinação, cerca de 360 mil produtores rurais em todo o Estado deverão imunizar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. O rebanho bovídeo do Rio Grande do Sul chega a 13,1 milhões de cabeças. Os produtores rurais que não vacinarem seus animais até dia 30 de janeiro, conforme determina a legislação vigente, serão multados em 2% do valor total do rebanho.