Redação (14/08/2008)- Município de Piau, zona da mata de Minas Gerais. O técnico do IMA, Instituto Mineiro de Agropecuária, visita o sítio do produtor Orlando Lopes. “Estamos visitando a propriedade do senhor para comunicar que a partir dessa campanha as vacinações acontecerão em novembro e maio”, avisou o técnico.
A propriedade de seu Orlando está no circuito pecuário leste. Em Minas Gerais, a área fica do lado direito dos rios São Francisco e Grande. Desde a década de 90 os produtores vacinavam o rebanho nos meses de março e setembro.
A partir de agora, a vacinação será feita em maio e em novembro, datas que já eram adotadas no circuito pecuário centro-oeste. O novo calendário passa a valer também para os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
A medida já vale para a próxima vacinação. Em novembro, os produtores rurais devem imunizar o rebanho com até dois anos de idade. Em maio a vacinação será obrigatória para todos os animais.
A unificação do calendário pode fazer diferença para quem compra e vende gado. “A unificação dos dois circuitos pecuários facilita o trânsito entre as regiões, fazendo com que não haja diferenças entre as vacinações e que o animal não seja duas vezes vacinado ou deixe de ser vacinado num período superior a seis meses”, explicou Luciano Puga, chefe do Instituto Mineiro de Agropecuária.
Sergipe, que também faz parte do circuito leste, já vacinava nos meses de maio e novembro.