Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vacinas aviárias podem agir em favor da saúde humana

<p>Os Estados Unidos, por exemplo, obtém lucros anuais de US$ 50 bilhões dentro do setor avícola, entretanto, infecções, como as causadas pela bactéria Escherichia coli patogênica (APEC) causam prejuízos de até US$ 80 milhões.</p>

Redação (03/09/2008)- A Escherichia coli é a bactéria responsável pela colibacilose aviária, uma das principais doenças da avicultura industrial moderna e que causa grandes prejuízos econômicos. Como é uma bactéria com diversas linhagens patogênicas e diferentes mecanismos de patogenicidade, podendo inclusive atingir o homem e outros mamíferos, seu estudo torna-se complexo.

A APEC tem o potencial para ser tão prejudicial como E. coli O157: H7, a variedade responsável pela morte e doenças em humanos após consumo de carne contaminada. A similaridade genética entre humanos e o APEC E. coli, levou cientistas a ligar a avicultura como uma fonte da E. coli  extra-intestinal patogênica (ExPEC), que está associada a infecções da uretra, sepsis e meningite.

O médico Roy Curtiss, juntamente com outros pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona começaram a identificar como a E. coli invade o sistema imunológico de seu hospedeiro. Foram utilizados o genoma bacteriano da E. coli para identificar os genes responsáveis por desencadear seus efeitos nocivos. Com a vacina produzida neste projeto, os humanos podem ganhar proteção adicional contra outro agente patogênico, Salmonella.

"Nós temos que entender como a bactéria causa a doença, para então, sabermos como lutar contra ela", afirmou a cientista Melha Mellata. "Nós vamos produzir uma vacina que vai proteger os frangos não apenas das infecções do E. coli, mas também da Salmonella. Com isto, vamos agir em favor da saúde humana".

Atualmente são utilizados antibióticos para a prevenção do APEC, porém, com o tempo, a bactéria adquire resistência aos medicamentos. Por esta razão a cientista destaca a importância de se desenvolver uma vacina eficaz contra infecções bacterianas na avicultura. "Uma ave não representa apenas mais um alimento, mas também é uma chave para a saúde humana. Por exemplo, toda a produção anual de vacinas contra a gripe humana é feita a partir de ovos".

Para informações completas sobre a E. cole , clique aqui.