Redação AI (01/08/06)- O Vietnã decidiu não suspender a proibição sobre a criação de patos em conseqüência do ressurgimento de focos da gripe aviária na Tailândia, informou hoje Nguyen Dang Vang, funcionário graduado do Ministério da Agricultura local. No mês passado, o governo vietnamita analisou a possibilidade de anular a proibição porque nenhum novo surto fora detectado entre aves desde dezembro.
No entanto, num recente encontro de funcionários da agricultura de 13 províncias do Delta do Mekong, no sul do país, onde está a maioria das criações de patos, foram manifestadas preocupações em relação ao controle da doença se a proibição deixasse de valer.
“Dada a situação recente na Tailândia e a chegada do outono e do inverno, quando o maior número de ocorrências é registrado, permitir a criação de patos é preparar o terreno para mais casos de gripe aviária”, disse Dang Vang.
Nas últimas duas semanas, dois novos casos de infecção pelo letal H5N1 ocorreram na criação tailandesa de galinhas e um adolescente se tornou a primeira vítima fatal da doença neste ano. No Vietnã, 42 pessoas morreram de gripe aviária desde 2003. As informações são da Dow Jones.