Redação (04/09/2008)- Pesquisadores chineses da Academia Sinica estão desenvolvendo um novo tipo de vacina contra a gripe aviária, agindo contra a cepa mais perigosa, a H5N1. Segundo um dos acadêmicos, cada informação genética encontrada em novas cepas do vírus serão incorporados a um banco de dados, que será útil na produção de novas vacinas capazes de imunizar os animais contra diversos tipos do H5N1.
O estudo foi divulgado na edição online da publicação "Proceedings of the National Academy of Sciences". Os cientistas estudaram todas as substâncias contidas no vírus H5N1. Após a análise de centenas de hemaglutininas, que foram coletadas na superfície de várias cepas do H5N1, uma sequência genética idêntica , apelidada de "Consenso HA" , foi encontrada em todos os tipos. Esta sequência foi utilizada para fazer o protótipo de uma vacina.
Durante as experiências, ratos de laboratório foram inoculados para desenvolver imunidade contra várias cepas do H5N1, incluindo as encontradas no Vietnã, Indonésia, Turquia, e no sul da China. Os resultados foram satisfatórios, pois os animais sobreviveram em 100% dos casos, com exceção dos inoculados com a cepa da Indonésia, cuja a taxa caiu para 80%.
Mais testes serão feitos até o final de 2008, em seguida, a vacina de DNA será submetida aos testes do U.S. Department of Health and the Food and Drug Administration. Uma vez aprovada, a fase I de ensaios clínicos em seres humanos pode ser realizada.