Redação AI (11/04/06)- Um cisne encontrado morto na semana passada em um subúrbio da capital da Croácia, Zagreb, estava infectado com a cepa H5N1 da gripe aviária – o primeiro caso da doença a ser registrado na cidade de 4,5 milhões de habitantes, informam as autoridades. A variedade H5N1 foi descoberta em exames realizados pelos serviços oficiais, disse o porta-voz do Ministério da Agricultura, Mladen Pavic. As autoridades ordenaram que todas as aves domésticas, num raio de três quilômetros, sejam confinadas.
A Croácia registrou seu primeiro caso de gripe aviária em outubro, quando diversos cisnes foram encontrados mortos na região central do país. Já na República Checa, foram registrados dois novos casos de contaminação pelo H5N1. Um porta-voz da autoridade veterinária nacional, Josef Duben, disse que um laboratório de referência em Praga descobriu a cepa em dois cisnes mortos de Hluboka nad Vltavou, 130 km ao sul da capital. Os testes já foram confirmados por um laboratório britânico.
Outros quatro cisnes forma encontrados mortos na mesma região e já testaram positivo para o vírus H5. Novos exames serão necessários para determinar se a variedade é a H5N1.