Redação (23/03/2009) – Mais de 1,4 milhões de frangos morreram em Robertson Country, no Texas (EUA), depois do descobrimento de uma rara infecção respiratória nas aves.
Os veterinários detectaram que as aves contraíram laringotraqueíte infecciosa, ou ILT, em fgranjas próximas ao Texas há mais de uma semana, anunciou a Sanderson Farms COO Lampkin Butts.
"Para interromper a disseminação do vírus, as aves contaminadas devem ser abatidas", explica Bob Hillman, Diretor da Comissão de Saúde Animal do Texas.
"O vírus não é perigoso para as pessoas, mesmo as que ingerirem carne contaminada", explica a comissão que está supervisionando os abates de Robertson Country.
Butts afirmou que cerca de 1 milhão de aves abatidas seriam processadas para a alimentação humana, e que a carne proveniente de outras 400 mil aves sacrificadas não seriam distribuídas.
"Eu gostaria de garantir a todos os consumidores que o processamento da carne estarão de acordo com as normas da USDA, ave por ave. Elas são absolutamente saudáveis, como a Comissão afirmou. Esse vírus não afeta a salubridade do frango para os consumidores", explica Butts.