O Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, conduziu uma reunião virtual na última segunda-feira (13) com suinocultores integrados de várias regiões, encerrando as atividades do Departamento de Integração deste ano. Durante o encontro, foram apresentados um resumo das ações de 2023 e as projeções para 2024.
Lopes destacou o compromisso do departamento em representar e defender os produtores integrados, fundamentado na Lei de Integração (Lei 13.288 de 2016). Ele ressaltou: “Apesar de termos uma lei como base para as negociações, entendemos que a realidade é diferente. Nosso objetivo é instruir e proteger o produtor”. O consultor de integrados, Iuri Machado, enfatizou a importância do diálogo com a agroindústria e a necessidade estratégica de abordar as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs).
- Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!
Na pauta, Ana Paula Cenci, gerente do setor de política da ABCS, anunciou um programa educacional para 2024, visando capacitar os suinocultores integrados nas negociações. Este programa incluirá encontros no primeiro semestre para fortalecer a gestão de negócios, proporcionando aos produtores ferramentas para avaliar melhor suas transações com as integradoras.
Durante a reunião, os produtores compartilharam desafios nas negociações com a agroindústria, destacando a importância da representação da ABCS nos debates. Lopes reafirmou o compromisso da entidade: “O papel do consultor do departamento de integrados é justamente auxiliar o produtor nas negociações realizadas nas CADECs”. Encerrando, Marcelo Lopes colocou a equipe da ABCS à disposição dos integrados.