Redação SI 14/12/2001 – A quinta edição do Seminário Granja de Qualidade reuniu no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá (MT), cerca de 250 pessoas, oriundas de todos os setores da suinocultura do Estado. O evento ocorreu no dia 5 de dezembro, promovido pela Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acrismat), e teve como tema central a Suinocultura em Mato Grosso: Perspectivas e Mercados.
Uma das palestras que acabou chamando mais a atenção foi a do diretor do Instituto de Estudos da Associação Brasileira de Agribusiness, Ivan Wedekin, que abordou os Cenários e Desafios de Competitividade do Agronegócio. Para Custódio Rodrigues de Castro Júnior, médico veterinário e gerente administrativo da Acrismat, o interesse se deu principalmente pelo bom momento vivido tanto pela suinocultura matogrossense como pela brasileira, o que motiva a busca de informações sobre o mercado.
Castro Júnior também destacou que todas as palestras mantiveram o interesse do público, que próximo do término do evento ainda lotava o auditório. Durante a cerimônia de abertura foi assinado um convênio entre Acrismat e Universidade de Cuiabá (Unic), possibilitando o estágio de estudantes de veterinária nas granjas associadas. “Estaremos promovendo uma troca de informações, beneficiando tanto estudantes quanto suinocultures, que terão acesso às novas tecnologias e cursos realizados pela universidade”, diz Luiz Antonio Ortolan Salles, presidente da Acrismat.
O evento ainda teve uma palestra sobre Inseminação Artificial, proferida pelo presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Gilberto Moacir da Silva, e outra sobre motivação: Entusiasmo frente a um mundo em transformação, com o consultor de empresas Fábio Esteves Vizotto e o médico veterinário Potiguara Gorski Brites. O seminário foi encerrado pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), José Adão Braun, juntamente com o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACSS), Paulo Tramontini, que falaram sobre o Marketing do Consumo Interno e Externo da Carne Suína.