Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Agropecuária recebe investimentos em nova etapa do PAC

Programa deve destinar investimentos para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e para recuperação de estradas vicinais

Agropecuária recebe investimentos em nova etapa do PAC

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contempla, pela primeira vez, de forma direta, a agropecuária brasileira. Além da retomada de investimentos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também contará com investimentos para recuperação e ampliação de estradas vicinais que, além de melhorar o escoamento da safra, vão beneficiar o transporte nas zonas rurais. Nova etapa do programa foi lançada na última sexta-feira (11)

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sublinhou a importância desses passos como um sinal tangível de comprometimento com o setor agropecuário. O ministro mencionou a realização do maior Plano Safra da história, a abertura de mercados e o atual PAC, que retoma os investimentos em inovação e pesquisa através da Embrapa. Além disso, pela primeira vez, o Mapa também recebe recursos diretos para impulsionar o setor..

A seção de Inovação e Pesquisa, situada no eixo de Educação, Ciência e Tecnologia, contempla planos para estabelecer centros de pesquisa agropecuária, fornecer equipamentos de pesquisa para todos os estados do Brasil e desenvolver infraestrutura para instituições estaduais de pesquisa agropecuária.

Uma inovação notável no PAC é a participação direta do Mapa, introduzindo um programa de recuperação e expansão das estradas vicinais. Com uma previsão de atender mais de 11 mil km por ano durante quatro anos, esse programa abrangerá as cinco regiões do país. As áreas beneficiadas são selecionadas considerando tanto o Índice de Vulnerabilidade de Transporte (IVT) quanto a alta produção agrícola das microrregiões.