[quotes_menu]

PSA

Aliança de biossegurança suína entre Vietnã e Austrália para reforçar esforços contra a PSA

Aliança de biossegurança suína entre Vietnã e Austrália para reforçar esforços contra a PSA

O Vietnã e a Austrália lançaram a National Innovation Alliance for Pig Biosecurity. Esta é uma colaboração entre o programa Aus4Innovation do governo australiano e o National Institute of Animal Sciences sob o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã. A colaboração visa melhorar a biossegurança e capturar oportunidades de inovação no nível de pequenos produtores, para proteger a indústria de criação de suínos do Vietnã contra a PSA.

O Vietnam Investment Review relata que a National Innovation Alliance for Pig Biosecurity foi lançada em 26 de junho, introduzindo uma plataforma para permitir a inovação na criação de suínos. No lançamento do evento, descobertas críticas de um estudo abrangente sobre a vulnerabilidade de pequenos produtores a riscos de biossegurança e doenças foram compartilhadas.  

Aus4Inovação

A Aus4Innovation apoia o estudo e a aliança. Este é um programa emblemático de 10 anos (2018-2028) de A$ 33,5 milhões (US$ 22,26 milhões) com o objetivo de fortalecer o sistema de inovação do Vietnã. O Departamento de Relações Exteriores e Comércio da Austrália financia o programa. A  Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) – agência científica nacional da Austrália o gerencia e cofinancia. Ele é entregue em uma parceria estratégica com o Ministério da Ciência e Tecnologia do Vietnã.

A PSA causou estragos no Vietnã

A necessidade urgente de reforçar a indústria de criação de suínos do Vietnã contra a Peste Suína Africana (PSA) nunca foi tão urgente. Desde 2019, a epidemia de PSA causou estragos, com pequenos produtores, que compõem 99,8% da indústria, significativamente afetados devido a medidas de biossegurança precárias. A inauguração da aliança e as revelações do estudo piloto ressaltam o compromisso de elevar a biossegurança como uma defesa de linha de frente contra a PSA e outras doenças.

Futuro seguro e sustentável para a criação de suínos no Vietnã

O embaixador australiano no Vietnã, Sua Excelência Andrew Goledzinowski, disse: “O lançamento da aliança é um passo fundamental em direção a um futuro seguro e sustentável para a criação de suínos no Vietnã. Adotar práticas inovadoras de biossegurança é essencial não apenas para melhorar os meios de subsistência dos produtores, mas também para garantir a resiliência da cadeia de suprimentos de alimentos e gerenciar o impacto ambiental. Nosso suporte financeiro e técnico à aliança sustenta a dedicação inabalável da Austrália em servir como parceira confiável do Vietnã em inovação e avanço científico, fortalecendo assim a parceria estratégica entre nossas nações.”

Kim Wimbush, Conselheiro do CSIRO e Diretor do programa Aus4Innovation, disse: “Por meio do programa Aus4Innovation gerenciado pelo CSIRO, podemos fortalecer a aliança por meio de uma estratégia de suporte abrangente. Forneceremos recursos financeiros para abastecer as atividades da aliança. Além disso, buscaremos e forneceremos ativamente assistência especializada, ofereceremos consultoria em pesquisa e apoiaremos os esforços de implementação. Nosso papel também abrange facilitar e aprimorar as interações entre os membros e outros elementos dentro do ecossistema de inovação para comercializar com sucesso os resultados da pesquisa do Vietnã e da Austrália.”

Ecoando os sentimentos, o Dr. Pham Cong Thieu, Diretor Geral do Instituto Nacional de Ciências Animais enfatizou:   Esta aliança marca um movimento proativo para elevar os padrões da criação de suínos vietnamita. Por outro lado, esta pesquisa perspicaz oferece uma porta de entrada para o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de vulnerabilidade e resiliência direcionadas, contribuindo significativamente para nossos esforços coletivos na proteção da indústria de criação de suínos.”

Surtos de PSA no Vietname

De acordo com a Reuters , os surtos de PSA estão se espalhando no Vietnã e podem afetar seus suprimentos de alimentos e pressionar a inflação para cima, de acordo com um documento do governo. “O risco de uma disseminação mais ampla da doença é muito alto e pode afetar o suprimento de alimentos, os preços ao consumidor e o meio ambiente”, disse o documento do governo vietnamita. Um aumento nos preços da carne suína devido à PSA em algumas localidades estava entre as causas do maior índice de preços ao consumidor do Vietnã em junho de 2024, de acordo com o General Statistics Office. Os preços dos alimentos aumentaram 3,23% no mês em relação ao mesmo período de 2023, mostraram dados oficiais.

O Vietnã abateu 42.400 porcos infectados até agora neste ano, disse o documento, um aumento de quase 5 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. O país do Sudeste Asiático detectou neste ano (2024) 660 surtos de PSA em todo o país, em comparação com 208 surtos durante o mesmo período do ano passado. O governo no documento ordenou que as províncias implementassem medidas para conter a disseminação, incluindo a priorização de fundos para a vacinação de porcos contra a doença.

Aumento dos preços do suíno vivo

De acordo com o Departamento de Importação e Exportação (Ministério da Indústria e Comércio), no primeiro trimestre de 2024, o Vietnã importou 11.450 toneladas de carne suína, no valor de US$ 25,98 milhões, queda de 12,5% em volume e 18,9% em valor em comparação ao mesmo período de 2023, relata a Agricultura do Vietnã. A diminuição nas importações de carne suína desencadeou um aumento nos preços dos suínos vivos.

A Reuters relata que os preços dos suínos vivos no Vietnã aumentaram, após o tufão Yagi de setembro de 2024 e as inundações subsequentes que afetaram várias propriedades de suínos no país, que já foi atingido por surtos de PSA nos últimos anos. O desastre natural piorou o aumento no preço dos suínos vivos, que já estava alto durante o primeiro trimestre devido à redução nas importações de carne suína.

“As enchentes também podem ter interrompido as cadeias de fornecimento de carne suína e levado alguns comerciantes a aumentar os preços dos suínos vivos”, disse Nguyen Xuan Duong, presidente da Associação de Pecuária do Vietnã.

Previsão 2025

Em meio à tendência de alta nos preços da carne suína, inúmeras empresas têm intensificado seus esforços para repovoar seus rebanhos, antecipando aumentos de preços ao longo do ano. Em geral, o preço dos suínos vivos permanecerá alto até o primeiro trimestre de 2025.

Por: Pig Progress