O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil e o Ministério de Agricultura da República Dominicana assinaram, nesta quarta-feira (13), um memorando de entendimento de cooperação com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento abrangente no setor agropecuário de ambos os países.
Nesse evento, o Mapa foi representado pelo secretário-executivo, Irajá Lacerda, enquanto o lado dominicano contou com a presença do ministro da Agricultura da República Dominicana, Límber Cruz.
O acordo abrange diversas áreas, como produção sustentável, assistência técnica e extensão rural, segurança alimentar, saúde animal, proteção vegetal, vigilância agropecuária, insumos agrícolas, insumos pecuários, biocombustíveis, biotecnologia, melhoramento genético, processamento pré e pós-colheita, maquinaria agrícola, financiamento agrícola, seguro rural, políticas e ferramentas para a comercialização agrícola, florestas plantadas, tecnologias de produção animal e vegetal, bem como ciência aplicada às áreas vegetal e animal.
A cooperação entre as partes será realizada por meio de troca de informações e experiências, treinamentos, seminários, visitas técnicas, fóruns e conferências, publicações de materiais técnicos, entre outras atividades acordadas em conformidade com a legislação de cada país.
O secretário-executivo, Irajá Lacerda, enfatizou a importância da parceria e destacou que o Brasil está buscando estreitar relações com outros países para fortalecer a segurança alimentar e abrir novos mercados para os produtos agropecuários brasileiros.
Por sua vez, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, agradeceu à República Dominicana pela recente abertura do mercado para carnes bovina e suína do Brasil e solicitou uma avaliação de questões relacionadas à regionalização para casos de influenza aviária e doença de Newcastle, além da revisão da tarifa de importação de carne suína.
Límber Cruz, ministro da Agricultura da República Dominicana, expressou sua gratidão pela parceria e pelo fortalecimento dos laços de cooperação com o Brasil.
A assinatura do memorando contou com a participação de representantes de ambos os lados, reforçando o compromisso de colaboração mútua no setor agropecuário.