A Central de Inteligência de Suínos e Aves (CIAS) da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento destaca, em sua página na internet cinco Comunicados Técnicos relativos à consolidação de custos de produção de frangos de corte, perus e suínos. As consolidações dos custos foram possíveis depois de várias reuniões com produtores, associações e agroindústrias.
Os Comunicados Técnicos 485, 494, 495, 496 e 497 estão disponíveis para download gratuito no site da CIAS (www.cnpsa.embrapa.br/cias), que oferece também as principais informações econômicas sobre suinocultura e avicultura de maneira fácil e rápida. A Central foi desenvolvida pelas equipes de Economia, Comunicação e Tecnologia da Informação da Embrapa Suínos e Aves.
No site é possível consultar os custos de produção referenciais de suínos e aves nos 11 maiores estados produtores do Brasil. Também podem ser gerados mapas da produção dos países que mais ofertam carne suína e de frango. A CIAS conta ainda com dados sobre a produção de ovos no Brasil e a respeito dos mercados de milho e soja, que influenciam diretamente a suinocultura e avicultura. Acompanham planilhas, gráficos, tabelas, mapas e análises dos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves.
Resumo dos Comunicados Técnicos em destaque:
– Comunicado Técnico 485
“Consolidação do custo do avicultor para a produção de frango de corte no Distrito Federal e entorno, ano 2010”
Apresenta a consolidação do custo do avicultor para a produção de frango de corte no Distrito Federal e entorno, no ano de 2010. A consolidação do custo ocorreu do consenso entre produtores, representados pelas suas associações de classe, e agroindústrias da região. A produção de frangos no Distrito Federal e entorno é dominada por um modelo empresarial e de grande escala, quando comparada à produção tradicional no Sul do Brasil.
– Comunicado Técnico 494
“Consolidação dos custos do avicultor para produção de perus em Santa Catarina”
Apresenta a consolidação do custo do avicultor para a produção de perus em Santa Catarina no ano de 2011. A metodologia utilizada baseia-se na definição dos sistemas de produção mais representativos, no levantamento de coeficientes técnicos e preços de mercado por meio de painel com especialistas e profissionais que atuam na cadeia produtiva e visitas às granjas produtoras.
– Comunicado Técnico 495
“Consolidação do custo do avicultor para a produção de frango de corte griller em Santa Catarina, ano 2011”
Apresenta os resultados da negociação acerca do custo do avicultor para a produção de frango de corte tipo “griller” em Santa Catarina no ano de 2011. A metodologia utilizada baseia-se na definição dos sistemas de produção mais representativos e no levantamento de coeficientes técnicos e preços de mercado por meio de painéis com especialistas e profissionais que atuam nas cadeias produtivas. A consolidação do custo ocorreu do consenso entre produtores, representados pelas suas associações de classe, e agroindústrias da região.
– Comunicado Técnico 496
“Consolidação dos custos do produtor na produção de leitões no sistema de parceria em comodato no estado do Paraná, 2011”
Apresenta a consolidação do custo decorrente das responsabilidades do parceiro produtor na produção de leitões no sistema de parceria em comodato no Estado do Paraná em 2011. A metodologia utilizada baseia-se na definição dos sistemas de produção mais representativos e no levantamento de coeficientes técnicos e preços de mercado por meio de painel com especialistas e profissionais que atuam na cadeia produtiva.
– Comunicado Técnico 497
“Consolidação do custo do suinocultor para a produção de suínos em sistema de parceira em Santa Catarina, ano 2011”
Apresenta a consolidação do custo de produção de suínos do produtor terminador (UT) em contrato de parceria e da unidade produtora de leitões (UPL) em comodato, no estado de Santa Catarina, no ano de 2011. A consolidação do custo ocorreu mediante consenso entre produtores, representados pelas suas associações de classe, e agroindústrias da região.