Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

Conab registra progresso na colheita de milho 2ª safra e trigo no Brasil

De acordo com a Conab, a colheita da primeira safra de milho (safra de verão) 2022/23 já foi concluída

Conab registra progresso na colheita de milho 2ª safra e trigo no Brasil

A atualização semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que, até o último sábado (19), a colheita da segunda safra de milho para a temporada 2022/23 alcançou 78,8% da área estimada no país, um aumento de 6,4 pontos percentuais em relação à semana anterior. No entanto, esse progresso ainda reflete um atraso em comparação com o ano anterior, quando 90,2% das colheitas já haviam sido concluídas. O estado do Tocantins é o único que finalizou totalmente a colheita, enquanto o Paraná colheu apenas 34% de sua safra.

De acordo com a Conab, a colheita da primeira safra de milho (safra de verão) 2022/23 já foi concluída, mostrando paralelismo em relação ao mesmo período da temporada passada, quando toda a produção de milho já estava colhida.

Quanto à colheita do trigo para a safra 2023, houve um avanço de 1,1 ponto percentual em relação à semana anterior, chegando a 4,7%. No mesmo período do ano passado, o Brasil havia colhido 3,9% do trigo. Embora Goiás não tenha apresentado progresso significativo em relação à semana passada (permanecendo em 70%), sendo o estado mais adiantado, houve avanços notáveis em Minas Gerais (de 35% para 22% na semana passada para 35% agora), Mato Grosso do Sul (de 12% para 23%) e São Paulo (de 2% para 3%). O Paraná iniciou a colheita com 1% da produção já colhida.

A colheita do algodão para a safra 2022/23 avançou 13 pontos percentuais na semana, atingindo 68,2% da área total no sábado passado. No entanto, esse número fica aquém dos 88% registrados no mesmo período da temporada anterior. A retirada do algodão está mais adiantada no Piauí (93%), enquanto Minas Gerais está com progresso mais lento (67%).