Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Crise na suinocultura

Excesso de oferta fez preço da carne suína cair em junho, mostra estudo do Cepea. Exportações suinícolas registraram alta.

Crise na suinocultura

Estudo feito pelo Centro de Pesquisas em Economia Aplicada (Cepea) mostra que média do preço de suíno vivo e da carne em junho fecharam abaixo do mês anterior. Segundo a pesquisa, o motivo da queda foi o excesso de oferta do produto. Em um primeiro momento, suspeitava-se que o embargo russo à carne de porco brasileira que estava prejudicando esse mercado.

Conforme o estudo, o suinocultor paulista perdeu 5% de seu poder de compra frente ao milho e 2,4% frente ao farelo de soja. Os preços dos insumos estiveram em patamares elevados e os do suíno vivo relativamente baixos.

Contrariando as expectativas dos produtores, que acreditavam em um recuo após o embargo russo, as exportações de carne suína aumentaram de maio para junho. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), foram vendidas para a Rússia em junho deste ano 24,6 mil toneladas e US$ 77,85 milhões, um aumento de 19,59% em volume e 36% em valor, comparado ao ano passado.