No mês de agosto, os custos de produção de suínos registraram uma redução, de acordo com os estudos mensais da Central de Inteligência de Suínos (CIAS) da Embrapa Suínos e Aves, apresentou uma variação de -0,71%, encerrando o mês com 332,67 pontos.
Em agosto, o ICPSuíno teve uma queda predominante nos itens de custo, incluindo uma diminuição de 0,79% no componente de nutrição, que representa 73,18% do custo total de produção. Como resultado, o custo de produção por quilo de suíno vivo produzido em sistema tipo ciclo completo em Santa Catarina chegou a R$ 5,82, reduzindo R$ 0,04 por quilo vivo em comparação a julho. No acumulado do ano, o ICPSuíno registra uma variação de -27,98%, e nos últimos 12 meses, uma queda de -23,85%. A revisão nos coeficientes técnicos realizada em janeiro de 2023 contribuiu com uma redução de 16,2 pontos percentuais, enquanto os preços foram responsáveis pela diferença na variação ao longo do ano e dos últimos 12 meses.
Os estados de Santa Catarina e Paraná são usados como referência nos cálculos da CIAS devido à sua posição de destaque na produção nacional de suínos e frangos de corte, respectivamente.