O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta terça-feira (22) com o presidente da Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio, Thiago Rocha, para abordar questões relacionadas ao acesso de produtores rurais a recursos em moeda estrangeira e investidores do setor.
Estabelecida em abril deste ano, a Câmara Temática tem como objetivo central fomentar discussões sobre crédito privado, com o intuito de diversificar as fontes de financiamento, promover a competitividade e reduzir custos para os produtores.
“Viemos ampliar o diálogo sobre crédito rural no mercado privado. Também discutimos o acesso a dados qualificados do Banco Central, o que pode aprimorar a análise de risco de crédito para os produtores, bem como a modernização do seguro, com modelos que minimizem os riscos da atividade”, informou Thiago Rocha.
Temas como o mercado de pagamento por serviços ambientais e o financiamento coletivo CPR (crowdfunding), uma forma de captação de recursos que permite um acesso mais direto aos investidores, eliminando intermediários para reduzir custos, também foram abordados com o Ministro.
Fávaro enfatizou que a Câmara Temática é um instrumento vital para o desenvolvimento e modernização das políticas públicas voltadas ao agronegócio. Ele planeja conduzir reuniões para definir ações concretas como resultado do trabalho da Câmara dentro do ministério.
“Vamos dialogar com o Conselho Nacional de Justiça para avaliar a modernização dos registros cartoriais, a fim de aprimorar o acesso ao crédito”, comentou o Ministro.
A reunião contou com a participação de Vitor Osaki, responsável pela gestão de riscos da Câmara Temática, e Renato Buranello, responsável pelas operações escrituradas e mercados de capitais.
Alternativas de financiamento
A Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio foi estabelecida em abril deste ano para promover discussões sobre novas formas de financiamento para a agropecuária, incluindo o crédito privado. A modernização do crédito e dos instrumentos de gestão de risco é um tema de estudo deste grupo formado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que conta com a participação de entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil.
Composto por representantes de 46 órgãos e entidades, esse novo fórum é resultado da modernização da antiga Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio, que tinha foco em mecanismos públicos de crédito agrícola. Esse trabalho será continuado como um Grupo Técnico da nova Câmara. A Portaria Nº 579, que institui a Câmara Temática, foi publicada no Diário Oficial da União.