A Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol) avança em suas iniciativas de compartilhamento de conhecimento ao implantar o Centro de Treinamento Avícola (CTA) em Cafelândia. A estrutura de 3.544 metros quadrados tem como objetivo testar manejos exemplares, repassar conhecimento aos avicultores e alcançar índices zootécnicos elevados, como melhores conversões alimentares e redução da mortalidade.
O CTA é um espaço privilegiado para conhecer as tecnologias e manejo mais avançados no mercado, e com parceiros da Cooperativa, serão realizadas pesquisas que visam avanços significativos nas propriedades, capacitando a mão de obra e facilitando o acesso às ferramentas que garantem eficiência produtiva, afirmou o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
A estrutura do CTA inclui um aviário-escola para testar tecnologias inovadoras, sala de aula para cursos, alojamento para visitantes, refeitório e uma moradia para o granjeiro responsável pela granja. Em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), os cursos terão instrutores especializados na área, abrangendo desde o alojamento até a entrega dos frangos.
A Copacol se destaca por ser pioneira na implantação da avicultura como opção de diversificação de renda nas propriedades no Oeste do Paraná. A atividade foi fundamental para garantir a sustentabilidade dos negócios após uma estiagem em 1978 que afetou a produção de grãos, levando a cooperativa a investir na avicultura.
Com 749 cooperados e 1.237 aviários, a Cooperativa Copacol possui uma produção diária que ultrapassa 700 mil aves nas unidades industriais de Cafelândia e Ubiratã. A dedicação ao manejo, bem-estar e sanidade levou a Cooperativa a alcançar a maior média geral de Índice de Eficiência Produtiva (IEP) de sua história, atingindo 400 pontos no primeiro semestre deste ano.
O Centro de Treinamento Avícola (CTA) representa uma nova ferramenta para o crescimento técnico e aprimoramento das práticas, permitindo o compartilhamento de ideias que resultarão em excelência do processo produtivo em cada uma das granjas que fazem parte da integração da Copacol. O CTA também concentrará pesquisas realizadas em parceria com universidades e empresas, otimizando técnicas e validando produtos para garantir o melhor resultado a campo.
NÃO PERCA: Na próxima edição da Revista Avicultura Industrial, os leitores poderão conhecer em detalhes a trajetória e o papel fundamental da Cooperativa Copacol no desenvolvimento da avicultura brasileira. A matéria de capa será dedicada a contar a história dessa cooperativa pioneira, que teve um papel transformador na avicultura do Oeste do Paraná.