Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frigorífico quer que UE reduza exigências

Atualmente, as fazendas interessadas em ter o gado vendido para a Europa não podem ter nenhuma inconformidade dentro de uma lista de exigências.

Redação (21/01/2009)- Com a demanda internacional limitada pela crise e as compras russas, maior importador da carne bovina brasileira, em queda, os frigoríficos esperam que a missão da União Europeia que chegou ontem ao Brasil reduza o grau de exigência feito às indústrias e aos produtores interessados em vender ao bloco. Atualmente, as fazendas interessadas em ter o gado vendido para a Europa não podem ter nenhuma inconformidade dentro de uma lista de exigências feita pela Comunidade Europeia, que precisa ser integralmente cumprida.

O foco principal da missão, que fica no Brasil até o dia 2 de fevereiro, será as fazendas cadastradas no sistema Eras (Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov), que são certificadas pelo Ministério da Agricultura e habilitadas para terem seus animais abatidos para serem destinados à Europa. Atualmente, a lista aceita pelos europeus conta com 733 propriedades brasileiras, divididas em oito diferentes Estados, onde Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso são os que apresentam maior número de cadastros.