Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

IMEA confirma previsões para safra de soja 2023/24 em Mato Grosso

Imea manteve a projeção em 59,70 sacas/hectare, representando um declínio inicial de 4,17% em comparação com a safra anterior

IMEA confirma previsões para safra de soja 2023/24 em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) reiterou suas estimativas para a área plantada, produtividade e produção de soja na safra 2023/24 em Mato Grosso. O Imea enfatizou que as incertezas persistem devido à pressão nos preços da soja e aos custos de produção próximos ao valor oferecido pelo produto. Além disso, o atraso na aquisição de insumos pode resultar em menor utilização de tecnologia e redução na aplicação de fertilizantes para o ciclo 2023/24, de acordo com o levantamento mensal de oferta e demanda do instituto.

A previsão de área plantada permaneceu estável em 12,22 milhões de hectares, representando um aumento de 0,82% em relação à safra anterior. O Imea destacou que, este ano, o Ministério da Agricultura autorizou parte dos produtores de Mato Grosso a iniciar o plantio de soja a partir de 1º de setembro, devido às preocupações com a falta de chuvas, dada a perspectiva de um forte El Niño. A preocupação com o clima continua sendo uma questão importante para os agricultores de soja, com estimativas de precipitações abaixo da média para Mato Grosso nos meses de outubro e novembro de 2023, conforme apontado pelo NOAA.

Em relação à produtividade da soja, o Imea manteve a projeção em 59,70 sacas/hectare, representando um declínio inicial de 4,17% em comparação com a safra anterior. Com a área e a produtividade mantidas, a produção estimada para a safra 2023/24 é de 43,78 milhões de toneladas, uma queda de 3,39% em relação à safra anterior.

No que diz respeito à demanda, as exportações de soja devem totalizar 27,32 milhões de toneladas, mantendo-se no mesmo nível do levantamento anterior, mas apresentando um aumento de 0,76% em relação à safra passada.