Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Lodo de esgoto se transforma em excelente adubo para a agricultura

Uso Agrícola do Lodo de Esgoto é o tema do primeiro Dia de Campo na TV de 2001, programa produzido pela Embrapa.

Da Redação (13/03/2001) – Biossólido. Esse é o nome de um produto derivado do tratamento dos esgotos que está sendo testado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, para ser utilizado na agricultura. As pesquisas dão conta de que o lodo de esgoto tem todos os nutrientes exigidos pelas plantas e possui alto teor de matéria orgânica. Atua como condicionador do solo e melhora a estrutura dele. Esse produto, portanto, apresenta grande potencial econômico, e sua utilização, desde que adequada, pode trazer benefício ao meio ambiente.

Uso Agrícola do Lodo de Esgoto é o tema do primeiro Dia de Campo na TV de 2001. O programa, produzido pela Embrapa, será transmitido para todo o país, via satélite, na sexta-feira 16 de março, das 9 às 10 horas. Para acompanhar a programa, basta utilizar uma antena parabólica.

Pesquisadores da Embrapa e convidados vão apresentar as principais novidades sobre o assunto e dar recomendações quanto ao emprego do produto. Apesar do valor agronômico do lodo de esgoto ser inquestionável, sua utilização na agricultura deve ser feita de maneira cuidadosa, de modo a não provocar danos ao ambiente, à cultura ou a quem o aplica.

Entre as formas usuais de disposição do lodo, o uso agrícola é a mais adequada, quando o produto segue um padrão de nutrientes, poluentes e patógenos. Trata-se de transformar algo potencialmente problemático numa solução. Se colocado em aterro sanitário, a maioria da população não aceita a construção nas proximidades de suas residências; em oceanos, o lodo retorna, polui e contamina o meio ambiente (além de ser proibido em muitos países); se incinerado, a queima polui o ar e é cara.

Assista ao Dia de Campo na TV sintonizando a antena parabólica na polarização horizontal, banda C, frequência 3910.

As dúvidas encaminhadas pelo público serão esclarecidas ao vivo durante o programa. A participação dos telespectadores se dá pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273 8949, ou por correio eletrônico ([email protected]).