Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

MAPA promove reunião técnica para discutir valor agregado nas cadeias agropecuárias

Evento teve como propósito principal apresentar as iniciativas de valor agregado já existentes, fomentar o aprimoramento dessas políticas e recolher insight

MAPA promove reunião técnica para discutir valor agregado nas cadeias agropecuárias

A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conduziu uma Reunião Técnica sobre Agregação de Valor em Cadeias Agropecuárias, realizada em Brasília (DF) nesta terça-feira, dia 15. O evento teve como propósito principal apresentar as iniciativas de valor agregado já existentes, fomentar o aprimoramento dessas políticas e recolher insights para impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor.

A colaboração entre o Ministério, a agência de cooperação alemã GIZ e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) resultou na realização desta reunião. Participaram do encontro a Secretária da SDI, Renata Miranda; o representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado; a diretora de projeto da GIZ, María Olatz Cases; e a diretora do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e Indicações Geográficas (Decap), Fabiana Villa Alves.

Renata Miranda expressou sua perspectiva sobre a reunião técnica, destacando que esta é uma oportunidade para unir diversos conhecimentos e experiências, provenientes de diferentes áreas de atuação, para concretizar mudanças tangíveis em prol da valorização da produção.

“Devemos considerar como podemos concretizar essas ideias nas mãos dos produtores, transformando nossos recursos em resultados reais em termos de emprego e renda. Nesse sentido, é crucial comunicarmos de maneira eficaz a imagem e o valor da agropecuária brasileira”, afirmou.

Pablo Regalado, chefe de divisão de indicações geográficas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ressaltou a importância do diálogo entre os diversos atores, visto que já existem ações convergentes que ainda carecem de discussões prévias.

“Estamos considerando, a médio e longo prazos, os benefícios das cadeias produtivas, dos produtores rurais e, por consequência, dos consumidores. Acredito que as instituições devem trabalhar de mãos dadas para unificar discursos e ações, visando a um cenário de ganho mútuo”, elucidou.

Além dos gestores e técnicos do Mapa, a reunião contou com a participação de representantes dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do INPI, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e de diversas Embrapas.