Após a divulgação de um vídeo que acusa estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) de praticar maus tratos a animais no Setor de Suinocultura, a direção da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV/UFLA), juntamente com as chefias dos departamentos de Zootecnia e Medicina Veterinária, assim como a Coordenação do Curso de Graduação de Medicina Veterinária, realizaram uma reunião na manhã desta terça-feira (19/12). Na ocasião, decidiram encaminhar o caso para apuração, conforme estabelecido pela Resolução CUNI nº 028, de 10 de junho de 2021, que regulamenta o regime disciplinar do corpo discente da Universidade.
Foi constituída uma comissão responsável pela investigação dos fatos por meio do Processo Administrativo Disciplinar Discente (Padd), e será instaurada uma sindicância investigatória para determinar a responsabilidade e identificar a necessidade de responsabilizações.
A FZMV/UFLA reafirmou seu compromisso com o bem-estar animal, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), e condena veementemente os atos de maus tratos. Esse compromisso foi formalizado pela Universidade em junho de 2022, com a institucionalização da Comissão Permanente de Políticas de Animais, destinada a promover trabalhos educativos e de conscientização sobre o tema, além de outras iniciativas. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec/UFLA) tomará todas as medidas necessárias para se comunicar com os estudantes envolvidos e suas famílias.
Fonte: Portal UFLA