Infelizmente, o mercado de suínos continua operando abaixo do custo de produção. Se o ponto de equilíbrio está em cerca de 92 centavos por libra de carne e o preço médio nos EUA para suínos abatidos é de 76 centavos por libra, a diferença de 16 centavos por libra está resultando em uma perda média de US$32-35 por cabeça.
Multiplicando isso pela recente produção semanal de 2,649 milhões de cabeças, os futuros atuais indicam que essas perdas continuarão por mais seis meses. A Aritmética do Agricultor aponta para uma perda total na indústria de cerca de US$85 milhões por semana. Infelizmente, essa é uma tendência que persiste há muitos meses. Espera-se que a indústria dos EUA como um todo tenha uma perda entre US$3-4 bilhões em 2023 (média de mais de US$25 por cabeça).
A projeção atual do USDA é de um aumento na produção em 2024 em comparação com 2023 – 27,232 milhões de libras em 2023, aumentando para 27,745 milhões de libras em 2024. Apesar das bilhões de dólares de perdas e de todas as indicações de mais prejuízos, o USDA acredita que a indústria dos EUA está expandindo a produção, talvez como uma crença fundamental de que as condições econômicas não se aplicam à indústria de suínos. Talvez? Condições de mercado reais são menos compreensíveis por órgãos governamentais e burocratas, e isso afeta seus cálculos.
Observações
A indústria de frangos dos EUA tem enfrentado prejuízos. Estão reduzindo a produção em cerca de 4%. O abate recente de frangos e o alojamento de pintos diminuíram cerca de 7 milhões por semana. Ou seja, perde dinheiro, reduza a produção. O USDA projeta um aumento na produção de frangos em 2024. 2023: 45,714 milhões de libras – 2024: 46,151 milhões de libras – aumento projetado de 450 milhões de libras. Alojamento de pintos atualmente 4% menor. Mais frango com menos frango? Um novo tipo de mágica.
Na semana passada, o governo chinês anunciou que o rebanho de matrizes em outubro diminuiu cerca de 520.000 matrizes em relação ao mês anterior. Não temos certeza da precisão da informação, mas é um indicativo de contínuas perdas financeiras na indústria chinesa. Os produtores chineses estão perdendo cerca de US$50 por cabeça atualmente. Se a desgraça gosta de companhia, os produtores de suínos da China e dos EUA deveriam ter estado na cúpula de São Francisco na semana passada com autoridades dos EUA e da China.
A produção suína europeia nos primeiros 9 meses teve uma considerável queda em 2023 em comparação com 2022. 2022: 177,027 milhões de cabeças – 2023: 145,716 milhões de cabeças. Uma queda de cerca de 12% e aproximadamente 22 milhões de cabeças. Isso é o que acontece quando uma indústria perde muito dinheiro, como aconteceu na Europa há alguns anos. Este ano, a Europa teve os preços mais altos de sua história. Preços baixos geram preços altos, sempre foi assim e sempre será. Não é uma questão de se, mas de quando.
Os frigoríficos dos EUA deveriam estar lucrando agora com os suínos que compram, mas não necessariamente com os suínos que possuem. Os cortes de carne suína nos EUA fecharam a sexta-feira a 88 centavos por libra em média, enquanto os suínos comprados custam 76 centavos por libra. Diferença de 12 centavos por libra, resultando em uma margem bruta para o frigorífico de US$25. Não é ótimo, mas é muito melhor do que a situação atual do produtor ou suas perdas. O desafio que muitos frigoríficos enfrentam é que eles próprios possuem suínos e estão perdendo dinheiro.
O preço médio à vista de leitões desmamados nos EUA subiu para US$28,75, o mais alto desde abril e certamente melhor do que os US$10 das últimas semanas. No entanto, US$28 ainda está bem abaixo do custo de produção de mais de US$40. Na nossa opinião, os leitões desmamados à vista são um reflexo da atitude oferta-demanda. Será interessante observar seu movimento nas próximas semanas. Um forte aumento de preço pode ser um indicador de menos leitões e um possível aumento no preço dos suínos.
Sabor do suíno
A maioria, se não todas, as pesquisas indicam que o principal impulsionador da demanda dos consumidores é o desejo de sabor e aroma na carne suína.
- O sabor refere-se aos sentidos dentro da nossa boca, incluindo a língua.
- O aroma ocorre dentro do nosso nariz e está relacionado especificamente ao nosso sentido do olfato.
- O sabor é quando o sabor e o aroma convergem.
Se os consumidores querem sabor e aroma, é melhor que entreguemos. A primeira pergunta é: como você gosta do sabor e aroma da carne suína que você produz? Perguntamos a um produtor recentemente (que não usa Genesus): você come sua própria carne suína? A resposta risonha foi não, tem gosto de porcaria. A questão é: se não gostamos do que produzimos, como podemos esperar que o consumidor goste? Somos Produtores ou Comerciantes?
Indústria Agroalimentar
Brett Stuart, Presidente da Global AgriTrends, na nossa opinião, tem uma perspectiva muito boa sobre a indústria agroalimentar doméstica e internacional. O seguinte é um trecho de uma entrevista recente de Brett com Bruce Cochrane, da Farmscape.
“Se olharmos para os mercados globais, acho que há uma oportunidade real surgindo, e acredito que será na próxima década. Se eu olhar ao redor do mundo hoje, toda grande indústria pecuária está em liquidação em todo o mundo, seja suínos chineses, gado australiano, gado brasileiro, gado norte-americano, aves, todos estão liquidando ao mesmo tempo, nunca vi isso acontecer, e para aqueles que conseguirem resistir e passar por este período, acho que o encontro dessas ofertas reduzidas com uma demanda mais forte vai acontecer. Acho que no setor de suínos, estamos perdendo uma grande parte de nosso maior concorrente, que é a Europa, com seu rebanho suíno em liquidação de dois dígitos agora. Há algumas boas oportunidades à frente, é apenas uma questão de sobreviver a esta recessão atual.”