O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realizará em outubro de 2009, missão comercial à Turquia, Cazaquistão e Uzbequistão, com o objetivo de identificar oportunidades de negócios e diversificar as exportações brasileiras para mercados não-tradicionais. A missão será promovida em parceria com os ministérios das Relações Exteriores, da Agricultura, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).
Esses três países foram escolhidos em virtude das especificidades de suas economias. A Turquia é um mercado que, nos últimos anos, tem se consolidado. Porém, é pouco explorado pelos exportadores brasileiros. Em 2008, o mercado turco figurou na 61ª posição no ranking de parceiros comerciais do Brasil. Nesse período, foram exportados para aquele mercado aproximadamente US$ 816 milhões, com destaque para os embarques de minério de ferro, soja, café, fumo, madeira, partes de motores, motocompressores e carne de frango. Já as importações brasileiras de produtos turcos totalizaram US$ 337 milhões sendo os principais produtos partes de automóveis e tratores, avelãs, fertilizantes, transformadores, damascos, gomas de mascar sem açúcar, boratos e pneus.
Cazaquistão e Uzbequistão são mercados pouco conhecidos dos exportadores brasileiros. Em 2008, o fluxo comercial brasileiro com Cazaquistão chegou a US$ 57,8 milhões, sendo que Brasil exportou US$ 45,6 milhões para aquele mercado e comprou do mesmo US$ 12,2 milhões. O comércio com o Uzbequistão somou US$ 14,4 milhões, com US$ 7,7 milhões em exportações brasileiras e U$ 6,7 milhões em importações de produtos uzbeques. Em 2007, as exportações brasileiras tiveram uma participação de 0,13% no total importado pelo Cazaquistão e em relação ao Uzbequistão o índice alcançado foi de 0,15%.
Cazaquistão e Uzbequistão apresentam grande diversidade de recursos minerais, intenso processo de modernização e integração ao mercado internacional. Suas economias têm crescido a taxas elevadas, sendo que ambos os países registraram taxas de 9% em 2007. Após análise desses mercados, foi verificado que existem oportunidades para os exportadores brasileiros em vários setores como os de alimentos, máquinas e motores, produtos metalúrgicos, automóveis e suas partes, materiais elétricos, eletro-eletrônicos e produtos químicos.
As inscrições para essa missão serão abertas em breve. Todas as informações estarão disponíveis no site da Apex-Brasil ou aqui e aqui.