Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Presidente da Bielorrússia debate crise dos últimos anos na indústria suína do país

A indústria suína na Bielorrússia não tem apresentado o melhor desempenho nos últimos dois anos. Até mesmo o presidente do país, Alexander Lukashenko, destacou o problema em uma reunião do governo.

Presidente da Bielorrússia debate crise dos últimos anos na indústria suína do país

Nos últimos dois anos, a produção de suínos na Bielorrússia caiu 12%. Em algumas regiões, como a região de Homel, a produção até mesmo foi reduzida pela metade. A população de suínos no país diminuiu 11%, ou seja, cerca de 290.000 animais, segundo estimativas de Lukashenko.

Além disso, as fazendas de suínos em toda a Bielorrússia estão se tornando menos eficientes. Em metade dos distritos, a mortalidade de suínos aumentou, enquanto a média de leitões por ninhada agora está 8% menor do que em 2021, afirmou Lukashenko. Algumas melhorias são observadas em 2023, embora dificilmente mudem o quadro geral. “Diante dos desastrosos anos anteriores, o progresso deste ano na recuperação da pecuária suína e na produção de carne suína pode ser descrito como insignificante”, disse Lukashenko. “Isso significa que há um aumento, mas está no nível de um erro aritmético. Os indicadores de eficiência continuam a diminuir, e o número de fazendas de suínos deficitárias continua a aumentar.”

Segurança sanitária em destaque A Bielorrússia perdeu 25% dos suínos entre 2012 e 2014 devido a uma onda de surtos de Febre Suína Africana (ASF) no país. Em 2014, Lukashenko ordenou ao governo que restaurasse a população suína do país ao nível anterior à epidemia de ASF. No entanto, a realidade mostrou que a prática acabou sendo diferente. Em 2023, a carne suína representa quase 25% da produção de carne na Bielorrússia.

O presidente bielorrusso instou as autoridades a descobrir quais fatores estão afetando a indústria suína. “Vamos descobrir qual é a razão. Onde a tecnologia está falhando? Onde as medidas sanitárias não estão sendo implementadas? Onde o tão famoso fator humano entra em jogo?”

Violações de biossegurança em complexos suinícolas Lukashenko também admitiu publicamente alguns problemas de longa data na indústria, como violações graves da biossegurança em complexos suinícolas. Isso inclui tentativas insuficientes de combater roedores e aves, bem como a falta de trajes de proteção para os funcionários das fazendas. Ele também apontou um problema no cálculo do número real de suínos e na ocultação de incidentes veterinários no país.

O presidente sugeriu que as autoridades observassem o exemplo bem-sucedido da indústria de laticínios. A Bielorrússia desfrutou de um crescimento substancial na produção de laticínios durante a última década, impulsionado principalmente pela expansão das exportações. As vendas para clientes estrangeiros estão substancialmente superando a demanda doméstica.