A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) participou hoje, em uma ação conjunta com diversos órgãos, de uma operação para combater o abate ilegal de suínos em pocilgas nos bairros do Vergel do Lago, Trapiche e Levada.
Os donos das pocilgas receberam notificações para remover os animais dos locais dentro de 30 dias. É proibido criar suínos na área urbana da Capital, de acordo com a lei municipal nº 5.318/2003, pois representa um sério risco para a saúde pública.
Airton Santos, chefe especial da Visa, explicou que o papel da Vigilância Sanitária é proteger a saúde da população, agindo contra problemas que possam ameaçar a saúde pública. A criação de porcos em áreas urbanas é proibida por esse motivo. Se os proprietários não removerem os animais após o prazo, a Visa fará o recolhimento.
Além da Visa, participaram da operação a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Batalhão Militar de Polícia Ambiental, a Guarda Municipal e a Delegacia de Crimes Ambientais.
Fonte: Prefeitura de Maceió