Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumo

Os preços da soja voltaram a perder força em Chicago

Circularam rumores de que a China irá remover todas as tarifas de importação de soja dos países vizinhos, notadamente da Índia

Os preços da soja voltaram a perder força em Chicago

Os preços da soja voltaram a perder força na Bolsa de Chicago nesta terça-feira, em meio ao mau humor dos mercados, contagiados pela guerra comercial entre EUA e China. Circularam rumores de que a China irá remover todas as tarifas de importação de soja dos países vizinhos, notadamente da Índia. O noticiário reafirma ainda a aplicação da sobretaxa de 25% a partir de 6 de julho nas aquisições de soja norte-americana.

A Índia produz cerca de 10MT e, por certo não será a solução para atender a grande demanda chinesa. Nos demais países da região a produção é mínima. Isto mostra o grande interesse da China em prospectar a oleaginosa em qualquer outra fonte, evitando os EUA.

As lavouras norte-americanas continuam com desenvolvimento surpreendente. De acordo com o USDA, 73% das áreas de soja se encontra em boas e excelentes condições, os mesmos 73% da semana passada e 66% de um ano atrás; apenas 5% das áreas são ranqueadas como ruins e péssimas, ante 5% da semana passada e 8% de um ano atrás. Em relação ao estágio, 12% das áreas estão em floração, contra 8% do ano passado e 5% de média histórica.

Nesta sexta-feira, o USDA irá divulgar dois importantes relatórios. Um deles se refere à extensão semeada com soja e milho. Analistas ouvidos por agências internacionais estimam que a área de soja alcance 36,34 milhões de hectares, ante 36,02MH previstos na primeira intenção de plantio em março e 36,46MH do ano passado (o recorde histórico).

O outro relatório irá trazer uma estimativa dos estoques em solo norte-americano em primeiro de junho. Consultores avaliam que havia 33,15MT de soja na mão de produtores e empresas do setor, ante 26,3MT de primeiro de junho do ano passado. Em primeiro de março deste ano – no relatório anterior – havia estoques de 57,3MT.

A Secretaria de Comércio Exterior informou que os embarques brasileiros de soja durante junho, até a última sexta-feira, somavam 7,99MT, elevando o total da estação para 42,3MT. No mesmo intervalo do ano passado o volume chegava a 40,6MT.

No mercado doméstico, os preços continuaram mais pressionados, com vagas indicações de compra no oeste do Paraná na faixa de R$ 76,00/76,50; em Paranaguá, entre R$ 83,00/84,00 por saca.