Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Procura por seguro agrícola cresce 1.49% em janeiro

Sete mil agricultores paranaenses acionaram o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Redação (22/01/2009)- Os reflexos da estiagem e da quebra da Safra de Verão no Paraná, levaram mais de 7 mil agricultores paranaenses a acionarem o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Para fazer uma comparação, em janeiro de 2008, foram apenas 440 pedidos.

Dos mais de 100 mil contratos de financiamento liberados pelo Banco do Brasil para a agricultura paranaense na safra de verão 2008/09, 13% já acionaram o programa. Desde outubro, quando começou oficialmente a nova temporada agrícola brasileira, 13.552 agricultores do Paraná solicitaram vistorias técnicas para receber a indenização.

O processo para liberar a indenização levam em torno de 45 à 50 dias, segundo o gerente de agronegócios do Banco do Brasil, no Paraná, Cezar de Col.

A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) estima que mais de 5 milhões de toneladas de grãos tenham sido perdidos com a seca no estado e que entre 15 e 20 mil agricultores precisarão acionar o Proagro nesta safra de verão.