Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Projeto pioneiro reduz custos e aumenta rendimento em granjas

Cisternas armazenam até 500 mil litros de água da chuva, na região oeste.O custo inicial para os produtores de suínos é de R$ 40 mil reais.

Projeto pioneiro reduz custos e aumenta rendimento em granjas

Em Marechal Cândido Rondon, região oeste do Paraná, projeto piloto, desenvolvido pelo serviço autônomo de água e esgoto, tem oferecido benefício ambiental e econômico. Cisternas construídas em granjas de suínos e aves estão captando e armazenando água da chuva. A àgua, que antes escorria pelas telhas e não era aproveitada, agora é consumida pelos animais. 

A água captada pelo telhado da granja escorre pelas calhas, passa por dois filtros, um que separa a sujeira, outro que limpa o líquido com coloro, até chegar em tonéis que jogam a água na cisterna. “Os agricultores nos procuravam em função da grande quantidade de água que as propriedades utilizam, como temos sistemas que abastecem também as linhas rurais, definimos que este sistema seria interessante ser implantado nas propriedades, para os produtores não dependerem tanto da água tratada e pudessem usar um jeito sustentável de uso da água”, explica o técnico ambiental, Fábio Alexandre Regelmeire. 

Eriberto Conrat cria suínos e implantou o sistema em sua propriedade. Ele garante que além de matar a sede dos animais, espanta o calor e o mau-cheiro da granja sem aumentar o custo para estes serviços. “Agora pode chover de novo que já tem onde guardar e usar”, comenta o agricultor. Já a agricultora Délcia Osterkamp, que também implantou o sistema, contabiliza economia. “Devo economizar entre 30% a 40%, porque os suínos gastam bastante água”, diz. 

O custo inicial de instalação é de aproximadamente R$ 40 mil reais. E os idealizadores do projeto garantem que em menos de 7 anos o produtor rural consegue recuperar o valor investido.