Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

SE investe no milho

Experimentos com o cereal colocam Sergipe entre os melhores em tecnologia. Estado terá safra superior a 700 mil t.

SE investe no milho

Apresentar experimentos de variedades de milho envolvendo 14 companhias produtoras de sementes e três empresas de insumos, e disseminar informações tecnológicas entre os produtores rurais. Estes foram os objetivos do Dia de Campo sobre “Novas Tecnologias para o Cultivo do Milho no Nordeste”, realizada na terça-feira, 22. O evento foi promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e aconteceu na Fazenda Queimadas, em Frei Paulo (SE), com a participação de mais de 300 técnicos da Extensão Rural e da Assistência Técnica pública e privada, além de estudantes e lideranças rurais.

Em 2006, a safra de milho em Sergipe não passava as 200 mil toneladas. Este ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma super safra superior a 700 mil toneladas será colhida a partir de outubro. O agricultor tem absorvido o trabalho da Embrapa e tem atendido às orientações da Emdagro, o que gera esse momento glorioso para o meio rural, garantindo uma melhoria sem precedentes da vida do homem do campo, do agricultor familiar, foco prioritário das políticas governamentais em Sergipe, explica o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana.

Segundo o secretário, o Governo de Sergipe está atento também à comercialização do produto. Para desestimular a ação de atravessadores que aproveitam a situação de super safra para depreciar preço do milho, a Seagri buscou junto à Companhia Nacional de Abastecimento [Conab] a regulação do mercado através do preço de referência, tanto para o milho como para o feijão, relata.

Na opinião de Paulo Viana, o agricultor não precisa antecipar a venda nem ter pressa para comercializar o fruto do seu esforço, já que ele que assume todos os ônus no processo produtivo e precisa ser bem remunerado. Paralelamente, o Governo de Sergipe já confirmou um programa de armazenagem, novo estímulo para estimular aumento do plantio em 2010, assegurou, ao acrescentar que a Embrapa anunciou que dispõe de pesquisas que comprovam ter Sergipe total viabilidade para a cultura da soja. A informação casa com as insistentes orientações da Emdagro ao agricultores sobre a necessidade de diversificação de culturas.

O chefe da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo, ressaltou o papel da assistência técnica promovida pelo Governo do Estado e dos pesquisadores da Empresa nos excelentes resultados conquistados recentemente pela cultura do milho em Sergipe. Representando a diretoria da Embrapa Milho e Sorgo, José Carlos ressaltou o significado do evento. A Secretaria de Estado da Agricultura tem sido exemplo de ligação com os empreendimentos rurais, sempre prestigiando as realizações da Embrapa, comprovando a importância que direciona às novas tecnologiase estimulando os técnicos que operam no Estado, elogiou.