Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AGRONEGÓCIO

“Super Porcos”: suínos canadenses selvagens ameaçam invadir os EUA

Esta população de "super porco" muitas vezes consiste em cruzamentos que combinam as habilidades de sobrevivência do javali selvagem da Eurásia com o tamanho e alta fertilidade dos suínos domésticos

“Super Porcos”: suínos canadenses selvagens ameaçam invadir os EUA

Uma população difícil de erradicar os porcos selvagens está vagando pelo Canadá e as autoridades temem que em breve se espalhem para os Estados Unidos. Esta população de “super porco” muitas vezes consiste em cruzamentos que combinam as habilidades de sobrevivência do javali selvagem da Eurásia com o tamanho e alta fertilidade dos suínos domésticos, de acordo com a Associated Press.

Minnesota, Dakota do Norte e Montana já estão tomando medidas para evitar uma invasão do “super porco”.

Esses porcos selvagens estão se espalhando fora de controle em Alberta, Saskatchewan e Manitoba, representando uma nova ameaça para as espécies nativas.

Os porcos selvagens são animais mais invasivos

Desde a sua introdução aos EUA em 1500, a população de suínos selvagens expandiu-se por mais de três quartos do país. Segundo o Departamento de Agricultura, sua população cresceu para mais de 9 milhões.

O animal selvagem expandiu-se para o oeste e para o norte, com estados como Califórnia, Havaí e Michigan relatando uma população de suíto selvagem bastante grande.

Ryan Brook, professor da Universidade de Saskatchewan e uma das principais autoridades do Canadá sobre o problema, disse à Associated Press que os porcos selvagens são “o animal mais invasivo do planeta” e “um acidente de trem ecológico”.

De acordo com os Estados Unidos. Departamento de Agricultura, porcos selvagens causam aproximadamente US $ 2,5 bilhões em danos agrícolas a cada ano.

‘Super porcos’ são difíceis de erradicar

Os porcos selvagens são inteligentes e adaptáveis, tornando-os muito bons em sobreviver a invernos brutais no Canadá. As autoridades dizem que vão comer qualquer coisa, incluindo animais selvagens e culturas para a sobrevivência. Eles espalham doenças para fazendas de suínos como a peste suína africana. Eles rasgam a terra facilmente e se reproduzem rapidamente.

Brook disse à Associated Press que mesmo quando 65% ou mais de uma população de porcos selvagens são mortos a cada ano, a população ainda aumentará. A taxa de sucesso para os caçadores é de apenas 2% a 3%.

“O único caminho a seguir é que você tem que ser realmente agressivo e você tem que usar todas as ferramentas na caixa de ferramentas”, disse Brook.

Gerenciando o problema do porco selvagem

Em alguns estados, a eliminação total de porcos selvagens é o objetivo final para os conservacionistas.

A Missouri Feral Hog Elimination Partnership matou 9.857 porcos selvagens em 2021, elevando o número total de suígs mortos desde 2016 para mais de 54.000.

A caça pública é uma das táticas de mitigação mais populares de porcos selvagens e se tornou uma atividade recreativa comum. Mas os porcos muitas vezes se mudam em resposta às pressões da caça. Esgrima e captura podem ser mais eficazes na mitigação de populações de suínos selvagens, mas exigem mais manutenção e investimento,

Quais estados são mais impactados por porcos selvagens?

Flórida, Geórgia e Texas têm os relatórios de porcos mais selvagens nos EUA, de acordo com dados do Centro de Espécies Invasivas e Saúde Ecossistêmica da Universidade da Geórgia.

Somente em 2023, o Texas tinha 2.425 manchas de porco selvagens, seguido por 1.377 na Geórgia.

Fonte: UsaToday.