A Comissão Europeia deu o aval para o auxílio de 126 milhões de euros destinado a apoiar investimentos em portos na Romênia, em resposta ao aumento do fluxo comercial decorrente do início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A medida será parcialmente financiada pelos fundos de coesão da União Europeia e tem como objetivo fortalecer as Rotas de Solidariedade UE-Ucrânia, facilitando os fluxos comerciais para a Ucrânia, conforme comunicado pela Comissão.
A Romênia comunicou à Comissão sobre sua intenção de apoiar empresas atuantes em determinados portos do país para investir em instalações adicionais de manuseio ou armazenamento, visando processar mercadorias desviadas de suas rotas comerciais habituais devido à guerra e ao colapso das rotas de exportação marítima direta da Ucrânia. Esse esquema permanecerá em vigor até 31 de dezembro de 2024.
A Comissão da UE destacou, em comunicado, a necessidade desse auxílio, uma vez que, devido às incertezas da guerra e à natureza temporária dos fluxos comerciais gerados, nenhum investidor ou instituição estaria disposto a realizar os desembolsos necessários.