Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cepea

Variação nos preços da carne suína e do suíno vivo marca a segunda metade de março, avalia Cepea

Variação nos preços da carne suína e do suíno vivo marca a segunda metade de março, avalia Cepea

A segunda quinzena de março trouxe uma elevação nos preços do suíno vivo e da carne suína, após um período de queda observado no início do mês. De acordo com análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa recuperação de preços não foi uniforme em todas as regiões.

Enquanto em algumas áreas a alta recente resultou em um aumento na média de preços de março em comparação com fevereiro, em outras, a desvalorização acentuada na primeira metade do mês levou a uma redução na média mensal.

No começo de março, a oferta de suínos superou a demanda, exercendo pressão sobre os valores tanto dos animais vivos quanto da carne.

Entretanto, a segunda metade do mês viu uma oferta mais equilibrada em relação à demanda, o que contribuiu para a elevação dos preços. Apesar dessa recuperação, observou-se nos últimos dias uma retração dos compradores em adquirir novos lotes de animais.

Essa diminuição na atividade de compra é atribuída ao período da Quaresma, que tradicionalmente favorece um aumento na demanda por carne de peixe em detrimento das carnes vermelhas, segundo informações de agentes do mercado consultados pela equipe de Proteína Animal do Cepea.