Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Venda de carne para UE pode retomar volume em dois anos

A missão que está no Brasil poderá ampliar o número de fazendas que estão autorizadas a vender carne para o bloco europeu.

Redação (23/01/2009)- O mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra, Rei­nhold Ste­pha­nes, dis­se on­tem ter uma ‘‘ex­pec­ta­ti­va ­positiva’’ com re­la­ção ao re­sul­ta­do dos tra­ba­lhos da mis­são da ­União Eu­ro­peia, que ini­ciou vi­si­ta a fa­zen­das de ga­do em Es­ta­dos pro­du­to­res.

  A mis­são po­de­rá am­pliar o nú­me­ro de fa­zen­das que es­tão au­to­ri­za­das a ven­der car­ne pa­ra o blo­co eu­ro­peu. No fi­nal de 2007, a ­União Eu­ro­peia anun­ciou o em­bar­go às ex­por­ta­ções bra­si­lei­ras por ques­tões sa­ni­tá­rias. Na épo­ca o Bra­sil en­tre­gou uma lis­ta com ­mais de ­duas mil pro­prie­da­des, mas me­nos de 100 fa­zen­das re­ce­be­ram au­to­ri­za­ção pa­ra rea­li­zar em­bar­ques. Atual­men­te, exis­tem 733 pro­prie­da­des ha­bi­li­ta­das a ex­por­tar pa­ra a UE.

  ‘‘Mui­tos pro­ble­mas fo­ram re­sol­vi­dos, es­ta­mos com uma ex­pec­ta­ti­va po­si­ti­va e se der cer­to po­de­re­mos re­to­mar em ­dois ­anos o pa­ta­mar de ven­das de an­tes do ­embargo’’, dis­se o mi­nis­tro. Se­gun­do ele, an­tes da res­tri­ção im­pos­ta pe­la UE, o blo­ca res­pon­dia por 30% da re­cei­ta to­tal das ex­por­ta­ções de car­ne do Bra­sil, ho­je es­ta par­ti­ci­pa­ção é de ape­nas 8%.