Redação SI 20/03/2003 – Seguem em ritmo acelerado os últimos preparativos para o X Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. Sua programação, a escolha dos temas e dos palestrantes já estão praticamente definidos. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Suíno (ABCS) e realizado em parceria com a Associação de Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), acontece no Expominas, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 23 e 25 de abril. “Já está tudo preparado para a realização do seminário, estamos apenas acertando os últimos detalhes”, revela Renato Reis Lobo Vasconcelos, membro da Asemg e da comissão organizadora do evento. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 600 pessoas participem do seminário este ano.
O último seminário da ABCS foi realizado em Gramado (RS), em 2001, com a participação de 450 pessoas |
O evento será aberto na noite de 23 de abril com um jantar, do qual participarão autoridades federais, suinocultores e técnicos do setor. O grande destaque desta edição fica por conta da participação do Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, que fará a palestra de abertura. As demais palestras, mesas-redondas e debates estão programadas para os dias 24 e 25 de abril. Paralelo ao seminário, haverá ainda a realização de uma pequena exposição, reservada às empresas dos diversos segmentos da cadeia produtiva da carne suína. Segundo Vasconcelos, aproximadamente 30 delas já garantiram sua presença no evento. “O objetivo desse espaço é oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer as últimas novidades e os produtos das empresas expositoras”, diz.
Programação – Realizado a cada dois anos, o Seminário da ABCS, como é conhecido, é um dos eventos mais importantes da suinocultura brasileira. Há quase 20 anos atua como um importante foro para o debate de questões fundamentais para o desenvolvimento do setor, reunindo produtores, técnicos e autoridades políticas. “O Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura foi instituído pela necessidade de uma comunicação política e técnica mais ampla e direta da ABCS com os suinocultores e com toda a cadeia produtiva do setor”, explica Valmir Costa da Rosa, membro da ABCS e um dos coordenadores do evento.
Nesta edição, o seminário terá seu foco voltado à discussão das atuais necessidades e desafios do segmento suinícola nacional. Para tanto, será realizado um painel que abordará, através de apresentações, as visões do produtor, indústria e frigoríficos, comercialização e distribuição e consumidor final. “Desde o início do ano passado a suinocultura brasileira vem enfrentando sérias dificuldades, com um grande número de produtores acumulando prejuízos”, afirma Renato Vasconcelos, da Asemg. “Por esse motivo, a programação do seminário terá um enfoque diferente, centralizando sua atenção na atuação de todos os elos da cadeia suinícola, com a ativa participação de todos os seus representantes”. A programação contará este ano com cerca de 10 palestras, além de mesas redondas e debates.
Além do ministro da Agricultura, que falará sobre as políticas do governo para a carne suína, o evento contará com as participações do Secretário de Política Agrícola do Mapa, Ivan Wedeki – falando sobre as diretrizes de ação governamental para o abastecimento de grãos, principalmente milho e soja, para o setor e de Cláudio Martins, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), que discorrerá sobre os principais desafios do setor no mercado internacional. No encerramento do seminário, serão realizadas a eleição e a cerimônia de posse da nova diretoria da ABCS, gestão 2003/2005.