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Tecnologia

Frango conectado: Com incentivo de R$ 30 milhões, GTFoods aposta em tecnologia e rentabiliza 37% em criação de aves

Frango conectado: Com incentivo de R$ 30 milhões, GTFoods aposta em tecnologia e rentabiliza 37% em criação de aves

Garantia de bem-estar animal, uso de tecnologia e impacto direto na produção. Esses foram alguns dos objetivos da GTFoods, 6ª maior produtora de proteína de frango do Brasil, quando optou por incentivar investimento, conectando e monitorando seus aviários. Quase R$ 30 milhões foram disponibilizados para produtores e investidos nos últimos três anos, o projeto tem rentabilidade de 14% ao ano, podendo chegar a 37%.
 

Dos quase 900 aviários da GTFoods, próprios e de produtores, a tecnologia já foi instalada em 469 e, em 18 meses, 100% serão monitorados. Os aviários do grupo representam quase 5% das 19 mil instalações desse tipo no Paraná, estado-sede da GTFoods. Eles estão localizados em 70 cidades do Paraná, que é o principal produtor dessa proteína, representando 34% da produção nacional.
 

“A automatização dos nossos aviários fez com que atingíssemos uma rentabilidade de até 37%. O investimento em inovação e no Agronegócio 4.0 é um dos pilares que adotamos para o nosso crescimento. Ele nos dá uma precisão muito maior da produção, diminui perdas e, acima de tudo, reflete na qualidade de vida do frango em toda a cadeia”, afirma Rafael Tortola, CEO da GTFoods.
 

Na prática, é instalado um sistema completo de controle de ambiência, captação, monitoramento e análise de dados 24 horas por dia nos aviários. “Diretamente do barracão saem dados como temperatura, umidade, amônia, luminosidade, consumo e temperatura da água, peso do frango, além de emissão de CO2. Seja com alertas em tempo real ou com ajustes automatizados pelo controlador, o produtor terá impactos diretos na qualidade do lote”, conta Anderson Nascimento, CEO da Agrisolus, startup focada em soluções para o agronegócio e responsável pela tecnologia.
 

Além da captação de dados, o sistema monitora os frangos em vídeo, analisando simultaneamente, via Inteligência Artificial (IA), o comportamento do animal: “A movimentação do frango diz muito sobre o lote. A distância e pelo celular, o técnico pode averiguar o bem-estar de toda a granja, antecipando problemas comportamentais e de saúde, reduzindo o uso de medicamentos”, explica Nascimento.

A tecnologia também faz a gestão informatizada dos silos. Sensores geram estatísticas diárias sobre consumo de grãos, auxiliando na logística, melhor conversão alimentar, gerando menos desperdício e mais economia no uso da ração.

Atualmente a GTFoods é um dos seis maiores produtores de carne de frango do Brasil e está entre as dez maiores exportadoras dessa proteína, chegando a quase 120 países. Por dia, são abatidas 585 mil aves e o grupo prevê chegar a 840 mil aves nos próximos anos. “A automatização de 100% dos nossos aviários já está em andamento e deve acontecer em até 18 meses. As práticas de bem-estar animal precisam estar no dia a dia das empresas que buscam um crescimento sustentável”, afirma Tortola.

Sobre a GTFoods 

Da força do campo, nasceu em 1992 o grupo GTFoods, hoje um dos seis maiores produtores de carne de frango do Brasil, além de estar entre os 10 maiores exportadores dessa proteína no país.

O grupo engloba as marcas Bellaves, Brasil Embalagens, Canção e Lorenz e tem uma cadeia produtiva verticalizada com métodos de produção inovadores, de alta tecnologia e profissionais capacitados. Ao todo, comercializa mensalmente mais de 30.000 toneladas entre frango, peixes, vegetais congelados e ovinos.
Com mais de 10 mil colaboradores, a GTFoods possui habilitações para exportar para mais de 100 países, logística própria com uma frota composta por 258 caminhões – os produtos chegam até as principais redes supermercadistas e atacadistas do Brasil por meio de oito filiais de armazenagem e distribuição – e a responsabilidade ambiental como prioridade.