O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), começou a realizar testes com equipamentos para conexão de internet via satélite, visando atender áreas rurais com baixa conectividade. Inicialmente, os testes ocorrem em dois locais urbanos para avaliar a funcionalidade do equipamento. A ação é realizada em parceria com a Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebras, que fornece soluções de conexão.
O equipamento utilizado é o Terminal Transportável Telebras por Satélite (T3SAT), e os testes começaram com a instalação do aparelho no quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba. Posteriormente, serão realizadas atividades na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. Além dos testes urbanos, a fase de experimentação incluirá operações com drones da PM em regiões rurais de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, e uma unidade fixa na Ilha de Medeiros, em Guaraqueçaba, no Litoral.
O T3SAT é utilizado para fornecer internet para as Terras Indígenas Yanomami nos estados do Amazonas e Roraima. Ele possui uma antena que possibilita uma conexão com taxa de transmissão de download de 20 Mbps e de upload de 2 Mbps. O equipamento tem uma bateria com duração de até oito horas em caso de falta de energia e possui Wi-Fi embarcado para conexão de dispositivos celulares e computadores.
Os testes envolvem drones conectados a essa rede para avaliar o impacto da velocidade da internet e o alcance da conectividade. O objetivo é entender as demandas específicas, que abrangem desde o pequeno produtor rural até as empresas com tecnologias mais avançadas em seu maquinário, que necessitam de maior conectividade para a produção. O projeto-piloto faz parte do Plano de Conectividade Rural do Paraná, liderado pela SEI em parceria com órgãos públicos, entidades privadas e representantes da sociedade civil. O plano busca desenvolver soluções eficazes para suprir as demandas de conectividade em áreas rurais de difícil acesso.