O concurso anual de inovação na suinocultura na Holanda, chamado “Het beste idee van Varkensland” (traduzido como “A Melhor Ideia na Comunidade Suína”), premiou uma tecnologia que utiliza câmeras para pesar suínos, eliminando a necessidade de balanças tradicionais.
A inovação foi desenvolvida por Pieter Hoenderken, especialista em tecnologia da informação, e usa inteligência artificial para calcular o peso dos animais a partir de imagens capturadas por câmeras fixas. O conceito foi projetado para ser portátil, permitindo que produtores utilizem a tecnologia diretamente nos galpões. O sistema tem como foco inicial determinar o peso ideal de entrega dos suínos para o abate. No futuro, a tecnologia permitirá o monitoramento contínuo do crescimento e do desenvolvimento dos animais, integrando os dados ao sistema de gestão. De acordo com Hoenderken, a ferramenta pode auxiliar na identificação de desvios de peso, contribuindo para o bem-estar animal e ajudando a evitar problemas de saúde.
A ideia surgiu durante o desenvolvimento de uma rede 4G para áreas agrícolas e reflete os 40 anos de experiência de Hoenderken em tecnologia e data centers. A solução foi escolhida por atender critérios como sustentabilidade, inovação, impacto positivo no bem-estar e saúde animal, escalabilidade e contribuição para a redução de emissões. Ao todo, seis inovações foram apresentadas na competição, mas o projeto de Hoenderken foi o mais completo segundo o júri.
Fonte: Pig Progress