Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

A resposta do agronegócio

As mais recentes estimativas de que a safra nacional 2007/2008 deve alcançar recorde histórico, podendo superar 144 milhões de toneladas, é um fato animador para as economias brasileira e mundial.

Redação (12/06/2008)- A confirmação oficial coincide com um momento de preocupação justificada com a elevação dos preços dos alimentos básicos, que vem levando a inflação oficial a se distanciar cada vez mais das metas fixadas pelo Banco Central. Ao mesmo tempo, surge num momento de inquietação mundial com a dificuldade de os grandes produtores assegurarem safras mais sintonizadas com a demanda. Daí a importância de mais essa resposta favorável e rápida do agronegócio, que precisa ser adequadamente estimulado para repetir e ampliar o desempenho no próximo plantio.

A particularidade de Mato Grosso ser o responsável pela maior produção de grãos no país reafirma que o Estado exerce papel particularmente relevante no setor primário. É preciso, portanto, que mereçam uma atenção proporcional a essa contribuição para a safra nacional por parte dos responsáveis pela política agrícola oficial.

O aumento da demanda global por alimentos e a polêmica generalizada em torno da ênfase à produção de biocombustíveis fazem com que, cada vez mais, a questão dependa de providências tanto internas quanto externas. Não basta o governo aplicar políticas agrícolas adequadas sucessivamente a partir de agora se os países industrializados não se convencerem da necessidade de uma redução substancial no protecionismo agrícola.

As pressões inflacionárias nos últimos meses não ocorrem apenas no Brasil e vêm se registrando inclusive nos países desenvolvidos. Ainda assim, o país precisa estar atento para não pôr em risco a estabilidade. O combate à inflação depende acima de tudo de políticas monetárias adequadas. Uma supersafra como a confirmada agora, porém, significa um instrumento poderoso contra a elevação do custo de vida.

“Uma supersafra como a confirmada agora significa um instrumento contra a elevação do custo de vida”