Redação (18/01/2006) – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, manteve audiência hoje (18/01) com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. Durante a reunião, Rigotto pediu apoio ao ministro para transformar o seu Estado em modelo de prevenção contra a gripe aviária. Rodrigues disse que o Mapa será parceiro do RS e lembrou que o governo federal investirá R$ 100 milhões no Plano Operacional de Prevenção à Doença de Newcastle e Influenza Aviária. Nos próximos dias, o plano será submetido à consulta pública por 30 dias e depois entrará em vigor.
Os recursos serão aplicados no reaparelhamento de laboratórios, implantação de barreiras sanitárias nas fronteiras e divisas estaduais, capacitação de pessoal e em campanhas educativas. Além dessas medidas, o Mapa anunciou no início do mês a compra de cinco aparelhos de raio-X para defesa sanitária. Os equipamentos serão usados para detectar matéria orgânica nas bagagens dos passageiros de vôos internacionais que desembarcam nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), por onde passam 86% das pessoas que entram no país por meio do transporte aéreo.
Rodrigues considera fundamental que os Estados também se preocupem em desenvolver ações de prevenção contra a gripe aviária, como pretende fazer o RS. Apesar de o Brasil ser livre de Influenza Aviária, os governos federal e estaduais e o setor privado devem investir na prevenção contra a doença e estar preparados para um eventual controle do vírus, a fim de que possamos manter o status de maior exportador mundial de carne de aves, destacou o ministro. Em 2005, o país exportou 2,8 milhões de toneladas de carne de frango, com faturamento de US$ 3,5 bilhões.
O RS é um dos principais produtores e exportadores da avicultura brasileira, com produção anual de carne de frango superior a 1,3 milhão de toneladas. O Estado tem todas as suas propriedades comerciais avícolas cadastradas por meio de georreferenciamento. De acordo com a representação do RS em Brasília, Rigotto deve autorizar a contratação de mais 130 veterinários para trabalhar no programa estadual de prevenção à influenza aviária.