Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ACCS participa de reunião com Roberto Rodrigues

Autoridades catarinenses, como o governador e o secretário de Agricultura, têm encontro hoje (13/02) com o ministro para formalizar a condição de SC como área livre de febre aftosa sem vacinação junto à OIE.

Redação SI (13/02/06) – O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza, participa hoje (13/02), a convite do governador de Santa Catarina, Luís Henrique da Silveira, e do Secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, de encontro com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.  A reunião será às 15h30, em Brasília (DF). As autoridades catarinense irão, novamente, pedir ao governo federal que encaminhe à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o pedido para que o Estado seja reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação.

De acordo com Sopelsa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconhece esta condição sanitária única no País desde o ano de 2000. Entretanto, apesar do pedido ter sido formalizado ainda em 2004, não foram tomadas as providências necessárias para que haja o reconhecimento do controle da doença sem vacinação também pela OIE. A Organização reconhece o Estado como zona livre da doença desde maio de 1998.