Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Acima da média

As exportações de produtos das cooperativas brasileiras cresceram 22,3% acima da estimativa do governo.

Redação (21/08/07) – Segundo estudo feito pela Gerência de Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na comparação com igual período do ano passado, as vendas para outros países registraram aumento de 33,8%.

O resultado, de acordo com o gerente de mercado da OCB, Evandro Ninaut, deve-se ao maior número de países que importam os produtos das cooperativas. “O mercado do Leste europeu é promissor e lá as cooperativas têm se consolidado e encontrado novos países compradores”, comentou.

Com isso, também aumentaram os valores adquiridos. Neste ano, até julho, as exportações somaram o equivalente a US$ 1,4 bilhão, contra US$ 1,08 bilhão em igual período do ano passado. Os maiores compradores dos produtos das cooperativas brasileiras são China, Holanda e Alemanha.

O setor sucroalcooleiro é destaque entre os produtos exportados, segundo Ninaut, principalmente para os Estados Unidos. "Esse mercado ficou mais forte no ano passado, com a compra de álcool das cooperativas, seguido por soja e por peças e miúdos de frango", destacou. O país tem hoje cerca de 7.600 cooperativas, de todos os setores. A maioria delas está concentrada no estado de São Paulo.