Redação (27/03/2008) – Integrar a cadeia produtiva para exportar foi a principal orientação aos participantes do 14º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), realizado em Goiânia/GO nesta quarta-feira (26), promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o coordenador do Núcleo de Integração para Exportação (NIEx), Daniel Amin, é importante reunir os agentes de produção, da indústria e de distribuição. "Não tem porque trabalhar individualmente se é possível executar, em conjunto, as atividades que se complementam e podem potencializar outros ganhos", enfatizou.
Os agentes do agronegócio de Goiás tiveram a oportunidade de conhecer os principais desafios diante do grande potencial do estado para a exportação. Eles foram informados sobre os programas de financiamento e o passo-a-passo para conquistar o mercado internacional. A importância de valorizar o produto com o uso de indicação geográfica e marcas coletivas na agropecuária também foi destaque no AgroEx.
A Cooperativa dos Pequenos Produtores de Açafrão da Região de Mara Rosa (Cooperaçafrão) já está organizada para obter o reconhecimento como indicação geográfica junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A cooperativa reúne 76 pequenos produtores de açafrão do município de Mara Rosa/GO e seus seu produtos têm qualidade reconhecida. "A indicação geográfica pode nos ajudar a entrar no exigente mercado internacional como, por exemplo, o europeu", afirmou o presidente, Arlindo Vaz.
Experiências – A Cooperativa Agropecuária de Produtores e Agricultores Familiares de Uruana/GO e Região (Cooperuruana) quer vender melancia nos mercados norte-americano, europeu e uruguaio, dando prosseguimento à experiência de exportar a fruta para a Argentina, como já está fazendo. Por isso Carmo Barbosa, presidente da associação e produtor há 30 anos, participa do AgroEx para aprender como exportar. "Quero saber como devemos fazer e com quem podemos contar. Quero que o nosso produto saia direto para o consumidor, sem passar por atravessadores", comentou.
A 14ª edição do AgroEx é uma realização da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), do Mapa, com o apoio da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Goiás (Senar), do Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (SEBRAE), da Agência Rural, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), da Agrodefesa, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomercio), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro), da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e do Governo de Goiás.