Redação (26/08/2008)- Alguns pesquisadores afirmam que comer 2 ovos ao dia, pode ajudar uma pessoa a diminuir seu nível de colesterol e perder peso. Trata-se de uma evolução, pois por muito tempo o ovo foi considerado um alimento com alto teor de colesterol, que em grande quantidade no sangue pode causar doenças cardíacas. "Quem come dois ovos por dia e mantém, ao mesmo tempo, uma dieta de baixa caloria, não só perdeu peso mas também reduziu os seus níveis colesterol", afirmaram.
A pesquisa será publicada no The European Journal of Nutrition. Uma equipe da Universidade de Surrey, liderada pelo Dr. Bruce Griffin, comeu dois ovos por dia durante 12 semanas. Também participaram da experiência, alguns obesos. Os participantes tiveram que seguir uma dieta com valor calórico reduzido, recomendado pela British Heart Foundation. Outro grupo seguiu a mesma dieta, mas sem os ovos. Ambos registraram perca de peso e queda no nível médio do colesterol sanguíneo.
"Não há nenhuma evidência de que possa ligar os ovos com o aumento do colesteirol sanguíneo ou com doenças cardíacas. Na verdade, os ovos dão sua contribuição a saúde dentro da dieta de baixas calorias", disse o Dr. Griffin. Supõe-se que comer ovos no café da manhã contribui para a perda de peso, pois as pessoas se sentem "cheias" por mais tempo.
A pesquisa também encontra evidências para apoiar o consenso científico de que a gordura saturada, encontrada em pastelarias, carnes processadas, bolachas e bolos, eleva mais o colesterol do sangue do que alimentos ricos em colesterol, como ovos, que possuem baixo teor de gorduras saturadas.