Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alimentos contribuem para aumentar vendas no varejo

De acordo com o IBGE, o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi o responsável pela principal contribuição da taxa global do varejo no mês, com 31%.

Redação (16/04/2008) – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (15) a Pesquisa Mensal de Comércio, relativa a fevereiro de 2008. De acordo com o órgão, o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi o responsável pela principal contribuição da taxa global do varejo no mês, com 31%.

Isso ocorreu mesmo com a variação abaixo da média: foram 7,2% no volume de vendas em fevereiro de 2008 sobre o mesmo fevereiro de 2007. No acumulado dos últimos 12 meses, a atividade cresceu 6,7%. O IBGE afirmou que o desempenho foi motivado pelo aumento do poder de compra da população.

Já o crescimento inferior à média nacional foi atribuído, segundo a pesquisa, à “aceleração dos preços dos alimentos que, nos últimos meses, alcançou 12,9% de variação acumulada (mar07-fev08), contra uma inflação geral de 4,6% no período, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”.