Da Redação 02/01/2005 – (Cascavel – PR) – A agroindustrialização como uma alternativa simples e eficaz para o aumento de renda do pequeno produtor rural. Esse é o foco principal da instalação “Fábrica do Agricultor” da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Paraná), no Show Rural Coopavel 2005.
O objetivo principal da instalação é estimular pequenos produtores rurais a adotar a agroindustrialização, entre eles avicultores e suinocultores. Como? Mostrando para eles que o processo é simples e altamente rentável. “A transformação de produtos agropecuários é considerada pela Emater como estratégica e uma das melhores alternativas para o aumento da renda de pequenos produtores”, afirma Eloide Capitanio Mousquer, extensionista social e responsável pela “Fábrica do Agricultor” no Show Rural Coopavel 2005. “Através da agroindustrialização o produtor pode melhorar a renda e a qualidade de vida de sua família”, completa. Toda a parte de orientação técnica na área de produção e transformação dos alimentos, informa Mousquer, é prestada pela Emater.
Dentro da “Fábrica do Agricultor” é possível também conhecer todos os produtos produzidos pelos pequenos produtores que já adotaram o projeto. Entre eles, vinhos de diversos tipos, pães e doces variados, geléias (inclusive geléia de tomate); conservas, biscoitos, queijos, embutidos, entre outros produtos. Destaque para os embutidos obtidos a partir da industrialização de suínos: salames (com ou sem gordura, misto), lingüiças, morcilha, presunto cosido e até queijo de porco.
“Todos esses produtos são fabricados com extrema qualidade e têm a vantagem de serem mais limpos, ou seja, fabricados com pouco ou nenhum tipo de agrotóxico e medicamentos”, comenta Mousquer. De acordo com ela, todos os produtos já estão devidamente legalizados pela Vigilância Sanitária e já ocupam as gôndolas dos supermercados da região. “Esses produtos têm comercialização garantida por isso é importante que os pequenos produtores conheçam a agroindustrialização”, avalia Mousquer.